top of page
Card YT.jpg

TEMPO DE GUERRA? Videodança 2022

Um desdobramento na linguagem de videodança do espetáculo “TEMPO DE GUERRA” criado e produzido por Peixe, um dos pseudônimos assumidos por Renan Rosário, multiartista paraense. Neste videodança Peixe questiona a grande atenção dedicada pela sociedade e intensificada pela mídia global, ao atual contexto de “guerras fabricadas” que estão eclodindo principalmente na Europa. Não é uma crítica a população, ou com as nações que sofrem com as barbáries que qualquer guerra desencadeia, mas a não percepção de que alguns povos e etnias são historicamente assassinados, física, étnica e culturalmente, no entanto, o grito desses povos parece não incomodar as pessoas. Parece tão comum as guerras no Haiti, que nem se fala mais sobre o assunto, na Nigéria ou Camarões, Bangladesh ou Venezuela, esses povos são mortos em guerras todos os anos e não viram notícias. De modo particular, os povos tradicionais das Amazônias há mais de quinhentos anos seguem sendo exterminados, isso não parece comover a maioria da população mundial, a crítica aqui é sobre isto! Nós Amazônidas atravessamos um processo histórico de extermínio, e só quando países da Europa entram em conflito é que a mídia declara tempo de guerra?

“há violência expressa nas minhas palavras, há violência expressa no meu corpo, mas isto é reflexo de uma dor ancestral, de feridas abertas entre as costelas do meu povo, o meu grito é de dor, pois para os povos tradicionais da floresta a violência e o genocídio vêm sendo operados há mais de quinhentos anos sem punição!” (Peixe – Tempo de guerra, 2021)

ESPETÁCULO TEMPO DE GUERRA

É um ato poético-performativo que revela a multiplicidade de corpos e de histórias que transpassam o corpo do artista, o qual, assume a complexidade de através de uma narrativa de movimento, demonstrar um recorte de sua história e de suas relações de afetos com suas figuras maternas. Tempo de Guerra remete a um momento conturbado e caótico de enfrentamento de questões psíquicas problemáticas que foram engavetadas e trancafiadas na memória e no imaginário simbólico do artista, que utiliza a metáfora do rio como um recurso narrativo que faz alusão ao fluxo da vida e suas inevitabilidades.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

CRIAÇÃO E DIREÇÃO

Renan Rosário

 

TEXTO E ADPATÇÃO

Peixe

 

TRILHA SONORA

No Clear Mind

 

ACOMPANHAMENTO CLÍNICO E ARTÍSTICO

Wlad Lima

Olinda Charone

 

FOTOGRAFIA

Darciana Martins

Ingrid Gomes

 

ENCENAÇÃO

Darciana Martins

 

PRODUÇÃO EXCUTIVA

Muiraquitã Produtora Independente

 

APOIO CULTURAL

Coletivo Movimento Poético em Cena

Espaço Experimental de Dança

Clínica do Sensível

Teatro do Desassossego

Casa da Amizade

RA Prints Design

 

Artes Gráficas

bottom of page